7ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais
Sindicalistas do Itaú Unibanco, Santander, HSBC e BBVA se reúnem no Chile
Aconteu nos dias 06 e 07 de Dezembro na capital do Chile, Santiago, a 7ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais. O evento reúniu os dirigentes sindicais de quatro bancos internacionais com atuação no continente Americano. O encontro é promovido pela Uni América Finanças e pelo Comitê de Finanças da CCSCS - Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul.
O objetivo é fortalecer a organização dos trabalhadores das Américas para contribuir com a luta pela construção de acordos-marco globais, ou seja, acordos coletivos que sejam adotados pelos bancos internacionais em todos os paises do mundo onde atuem.
O BB já assinou um acordo-marco com a Uni América Finanças e a Contraf-Cut, em junho deste ano, garantindo direitos iguais a todos os funcionários da instituição no continente americano.
Dos quatro bancos cujos dirigentes se reúnem, somente o BBVA não atua no Brasil, entrou em 1998, comprando o Excel econômico e saiu em 2003, vendendo seus ativos para o Bradesco. Mas o banco é forte nos países de língua espanhola e já é o segundo maior da Espanha, atrás apenas do Santander. Os demais estão se fortalecendo cada vez mais no continente, inclusive o brasileiro Itaú Unibanco.
O presidente do SEEB Petrópolis, Luiz Claudio Rocha, foi um dos representantes brasileiros no Chile, junto com integrantes das COE's (Comissões de Organização dos Empregados), da Contraf-Cut e da Federação.