28 de abril - Dia de Combate ao Acidente de Trabalho

Hoje, 28 de abril é o "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho". Neste ano, o tema escolhido pelos trabalhadores para as mobilizações é "Trabalho Decente = Saúde do Trabalhador. Não pode haver trabalho decente com retirada de direitos". A Contraf-CUT e as centrais sindicais reforçam as manifestações contra o PL 4330 e outras propostas em debate que ferem os direitos dos trabalhadores. Além de manifestações, a CUT, CTB, NCST e UGT se reúnem hoje (28) com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para debater o projeto de lei que precariza as relações de trabalho.
A terceirização tem sido um instrumento usado pelo setor patronal para aumentar o seu ganho de produtividade à custa das doenças, acidentes e mortes de trabalhadores, com o falso discurso dos empresários de modernização das relações de trabalho.
Infelizmente, a categoria bancária pode ser uma das mais afetadas caso o projeto da terceirização não seja derrubado. Devido ao ritmo intenso de trabalho e metas abusivas, os bancários estão entre os trabalhadores que mais adoecem no país, sendo vítimas de lesões por esforços repetitivos e problemas psíquicos, dentre outros.
O último anuário estatístico da Previdência Social, de 2013, aponta que, naquele ano, 13.849 bancários foram afastados do trabalho em função de acidentes e doenças ocupacionais. Entre as causas, estão transtornos mentais e ocupacionais, Lesões por Esforços Repetitivos e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort), lesões de causas externas e tumores.