28 de agosto - PARABÉNS BANCÁRIOS(AS) PELO SEU DIA

Hoje, dia 28 de agosto, é comemorado o Dia dos Bancários. Em todo país, os sindicatos organizam confraternizações para celebrar a história de lutas e conquistas da categoria.
O Sindicato dos Bancários de Petrópolis parabeniza cada bancário(a) que, com garra, competência, dedicação e dignidade, valoriza a sua profissão.
A data foi instituída há mais de meio século com o objetivo de rememorar uma das mais importantes greves da categoria, servindo como exemplo para a importância da mobilização em nossa Campanha Nacional.
A HISTÓRIA - Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.
A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
CAMPANHA NACIONAL 2012 – Hoje, a Fenaban apresentará ao Comando Nacional uma proposta global para as reivindicações da categoria na Campanha 2012. Após três rodadas duplas de negociação, a expectativa dos bancários é que os bancos entreguem uma proposta que contemple aumento real de salário, valorização do piso, PLR maior, garantia de emprego, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança e promoção à igualdade de oportunidades.
O Dieese mostra que, a exemplo de outros setores, cujo os lucros nem se comparam com os obtidos pelos bancos, a Fenaban tem plenas condições de trazer uma boa proposta, atendendo as reivindicações da categoria. O piso do bancário brasileiro é um dos menores da América Latina, em contraste com os extraordinários lucros obtidos.