28 de fevereiro - Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

Publicado em: 29/02/2016
28 de fevereiro - Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

Ontem, 28 de fevereiro foi lembrado em todo o mundo o Dia Internacional de Combate e Prevenção às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Relacionados ao Trabalho).


A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade de adoção de cuidados e medidas preventivas que inibem o surgimento do problema. Uma questão de saúde pública mundial.


As categorias profissionais mais atingidas são os bancários e trabalhadores dos setores de comércios e serviços, principalmente os caixas de supermercados e de bancos.    


Dependendo do estágio de adiantamento da doença, a LER/DORT pode ser praticamente irreversível. Em outras palavras, a pessoa fica incapacitada para o resto da vida, o que tem chamado a atenção da área da saúde por ser uma enfermidade altamente incapacitante.


As medidas de prevenção da LER/DORT ainda são vistas como sinônimo de gastos por muitas empregadores que mantêm ambientes e rotinas inadequadas à saúde dos empregados.


De um lado, a falta de investimento em melhores condições de trabalho, e do outro, o medo de perder o emprego, muitas vezes ocultando a dor até chegar à incapacidade laboral.


As LER/Dort aparecem vagarosamente, ao longo dos anos, de forma insidiosa. As alterações acometem principalmente os membros superiores, mas também se manifestam na coluna e nos membros inferiores.