2º Censo da Diversidade

Publicado em: 02/04/2013
2º Censo da Diversidade

O segundo Censo da Diversidade começará a ser executado em breve. O objetivo é atualizar os dados sobre gênero, raça, pessoas com deficiência e uma novidade neste ano, a orientação sexual. A análise dos dados é feita pelos sindicatos e pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Apesar de a participação dos bancários ser uma importante conquista, o levantamento não contemplará todas as demandas da categoria.


A Fenaban, por exemplo, não aceita estender a pesquisa para todas as pessoas que trabalham nos bancos, o que incluiria estagiários, jovens aprendizes e terceirizados. A federação também se recusa a fazer a diferenciação entre bancos públicos e privados.


Outra preocupação permanente dos trabalhadores e que as empresas ainda não tratam com atenção é a condição de trabalho das pessoas com deficiência. O assunto, inclusive, foi debatido durante mesa temática sobre igualdade de oportunidades, realizada na semana passada. A categoria reivindica o abono de faltas quando o funcionário tiver de fazer manutenção de óculos, próteses e cadeiras, essenciais à mobilidade dos funcionários com deficiência.


A Fenaban ficou de avaliar as demandas e apresentar uma resposta na próxima mesa temática do ano, em data ainda a ser definida.