A mídia manipula a mente do cidadão

Publicado em: 18/08/2015
A mídia manipula a mente do cidadão

No Brasil, é preciso desconfiar de tudo o que se ouve e vê na TV, no rádio e no jornal. Controlada por seis famílias da elite brasileira, a grande mídia faz política. Às vezes escancarada, outras de forma sutil, quase que imperceptível.


A crise econômica é só um dos muitos exemplos. Muita gente acha que o problema é nacional. Pois bem. Não é! Todas as grandes economias mundiais passam por dificuldades. Na Europa, a crise dura alguns anos. Até a China, nova potência, passa por turbulências e desvaloriza o Yuan (4%), sacudindo as bolsas de todo o mundo. As distorções não param por aí. A velha e conservadora mídia brasileira alardeou, de forma simplista e sem analisar o contexto mundial, que o lucro da Petrobras no primeiro semestre de 2015, de R$ 5,8 bilhões, caiu 49% ante o mesmo período de 2014. Tudo para fazer o cidadão acreditar que a empresa está quebrada, à beira da falência, diante da corrupção. Mentira. A petrolífera vai bem e o lucro do período foi bem superior a gigantes do setor, como Chevron, Exxon e BP (Bristh Petroleum).


A manipulação tem vários motivos. Além de estimular o ódio e o preconceito, visa desgastar a imagem do governo, aumentar a insatisfação e acabar com as conquistas sociais que o país vem obtendo nos últimos anos.