Acordo Coletivo Aditivo do Santander em discussão

Na segunda rodada de negociação da pauta específica de reivindicações dos funcionários com o Santander, realizada ontem (15/09), em São Paulo, a Contraf-CUT, federações e sindicatos garantiram o compromisso do banco espanhol com a renovação de várias cláusulas do atual acordo coletivo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O banco ficou também de verificar o atendimento com avanços das demais cláusulas e das novas demandas dos bancários.
Dentre os direitos garantidos no texto estão a pausa de 15 minutos de descanso aos funcionários com jornada de seis horas, horário para amamentação, licença parental, agora estendida para os casais homo afetivos, além de fórum para discussão de questões de saúde e condições de trabalho, e licença não remunerada para acompanhamento de parentes à assistência médica.
A terceira rodada foi pré-agendada para a próxima segunda-feira (22/09), às 10h, a ser confirmada ao longo da semana, nela o banco dará retorno as reivindicações como auxílio filho com deficiência; bolsa de estudo para segunda graduação ou pós; isenção de coparticipação para os trabalhadores com doenças crônicas; isenção de tarifas para os trabalhadores da ativa e aposentados; auxílio academia; universalização da estabilidade pré-aposentadoria de dois anos aos bancários com mais de 25 anos de vínculo empregatício (homens) e 21 anos (mulheres).
“A renovação do acordo e a conquista de novos direitos para os bancários e bancárias do Santander são muito importantes, pois algumas clausulas não estão previstas na convenção coletiva da categoria. Esperamos também que na próxima reunião o banco apresente respostas positivas especialmente no que diz respeito a valorização dos funcionários, com mais empregos, condições dignas de trabalho”, relatou o diretor do Sindicado e funcionário do banco, Alexandre Eiras, que também participou da reunião em São Paulo.