Agências bancárias de Petrópolis são notificadas pelo Procon

Publicado em: 19/06/2013
Agências bancárias de Petrópolis são notificadas pelo Procon

A lei 4.223, de novembro de 2003 é clara, o tempo máximo de espera nas filas dos bancos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, deve ser de até 20 minutos, em dias normais e de 30 minutos, em véspera e depois de feriados. Mas, devido a falta de funcionários suficientes para atender clientes e usuários, a demora no atendimento dos caixas (inclusive nos preferenciais), em diversas agências bancárias de Petrópolis, vem ultrapassando esse limite máximo de tolerância, levando as instituições financeiras a serem advertidas pelos Órgãos de defesa do consumidor.


Na última segunda-feira, dia 17/06, o Itaú Unibanco (ag. 1641), o HSBC (ag. 0613) e ontem, dia 18/06, o Itaú Unibanco (ag. 0122), foram advertidos pelo Procon, devido ao descumprimento das determinações legais da lei estadual, tendo trinta dias para regularizar a pendência, sob pena de sanções de advertência e multa, fixada entre 10.000 e 50.000 UFIR’s.


Mesmo depois de 10 anos do início da vigência da Lei e de um notório e vantajoso crescimento lucrativo, as diversas instituições bancárias não realizaram as devidas adaptações e providências necessárias que visam viabilizar o atendimento mais célere de seus clientes e usuários, contrariando o que  afirmaram um tempo atrás de que “um banco não se faz apenas com capital, ele é construído, acima de tudo, por homens e ideias” e ainda, “que um banco é constituído de pessoas atendendo pessoas”, infelizmente, estas afirmações já se vão ao longe.