Ambiente de trabalho é a causa principal de adoecimento dos bancários

O Sindicato dos Bancários da Paraíba sediou nos dias 02 e 03 de junho, em João Pessoa, o 1º Seminário de Saúde do Trabalhador do Ramo Financeiro, reunindo bancários da Paraíba e Pernambuco, com a participação da Contraf-CUT.
O seminário trilhou o caminho para indicar as melhores formas de solucionar, de forma coletiva, os problemas detectados.
Os dirigentes sindicais foram unânimes em afirmar que o grande número de bancários doentes tem como principal causa o processo e a organização do trabalho, que não valoriza a participação efetiva dos trabalhadores na sua definição e implementação de políticas de saúde. Várias questões nortearam o debate como: Quem define a organização do trabalho e a forma como os bancários devem trabalhar? - Qual o espaço de democracia que se tem dentro dos bancos que permitem aos trabalhadores um processo de negociação e interferência na organização do trabalho? - Qual outra forma de se trabalhar? - Qual outro modelo de gestão?
As metas abusivas figuram como drama cotidiano de toda a categoria bancária, explicam bem a questão da ausência de participação dos trabalhadores na definição do processo e organização do trabalho. Os bancários relataram várias situações de desrespeito ao trabalhador dentro das agências e o objetivo dos bancos em transformar os funcionários em vendedores de produtos. Cenário fértil para as práticas de assédio moral.