ANS suspende vendas de 268 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, suspendeu na terça-feira (10/07), o direito de comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37 operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos pela agência para atendimento médico, realização de exames e internações.
O diretor-presidente da (ANS), Mauricio Ceschin, informou que a suspensão começou a valer do dia 13 de julho, para que os planos possam comunicar a decisão da agência a seus departamentos comerciais.
Das operadoras de plano de saúde, 162 tiveram reclamações de usuários sobre o descumprimento dos prazos no segundo trimestre de 2012. Os atrasos foram registrados entre os dias 19/03 e 18/06. Segundo a ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprirem os prazos definidos estarão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil, para situações de urgência e emergência. Em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas. Se a operadora não oferecer solução dentro do prazo máximo previsto, o consumidor deverá fazer a denúncia à ANS por meio do disque ANS (0800 701 9656), tendo em mãos o número do protocolo.