Anvisa aprova uso da primeira vacina contra a dengue no Brasil

Publicado em: 29/12/2015
Anvisa aprova uso da primeira vacina contra a dengue no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira vacina contra a dengue do país, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi, segundo comunicado emitido pela farmacêutica. A vacina tetravalente, batizada Dengvaxia, já recebeu o aval das autoridades do México e das Filipinas no início deste mês e havia expectativa de que a autorização para uso no país fosse emitida entre o fim deste ano e começo de 2016.


A vacina desenvolvida pela Sanofi Pasteur deve ser aplicada em três doses com intervalo de seis meses e diminui em 81% os casos de hospitalização. Além disso, tem 66% de eficácia contra os quatro tipos de vírus.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu com meta a redução em 50% do número de mortes por dengue em países endêmicos até 2020. Neste ano, no Brasil, mais de 1,4 milhão de casos da doença foram registrados. A Sanofi já tem uma fábrica dedicada à produção da vacina, em Neuville-sur-Saône, perto de Lyon, na França, com capacidade para 100  milhões de doses por ano.