Aprovada cláusula de criação de centros de realocação e requalificação profissional

Publicado em: 25/08/2017
Aprovada cláusula de criação de centros de realocação e requalificação profissional

Em mesa de negociação com a Fenaban (Federação dos Bancos) ontem 24/08, os bancários conquistaram aditivo à cláusula 62 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para a criação dos centros de requalificação e realocação. A mudança na redação da cláusula beneficia bancários no atual cenário de aumento do desemprego e mudanças tecnológicas no setor financeiro. Os detalhes serão negociados banco a banco pelos representantes dos sindicatos. O avanço só foi possível porque a categoria fechou acordo de dois anos em 2016, fruto de 31 dias de greve.


Também foram debatidas as cláusulas da CCT, como a 37 (monitoramento de resultados) e a 65 (adiantamento emergencial de salários em períodos transitórios de afastamento por doença). Os representantes dos trabalhadores não aceitaram alterações propostas pela Fenaban, e estes assuntos não voltarão à mesa de negociação neste ano.


Na reunião, os representantes dos trabalhadores entregaram ofício à Fenaban solicitando a antecipação da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). De acordo com a CCT, os bancos têm até 30 de setembro para efetuar o crédito. Entretanto, com os reajustes já definidos desde o ano passado, o pedido é para que o pagamento seja efetuado assim que a inflação do período for divulgada. A previsão é de que o IBGE divulgue o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre os dias 09 e 10.


A Fenaban vai encaminhar o ofício aos bancos, que possuem autonomia para decidir se antecipam ou não o crédito.