Aprovadas as propostas do RJ e ES para Conferência Nacional

No último sábado, dia 30 de junho, os(as) bancários(as) dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo aprovaram na 14ª Conferência Interestadual da categoria um índice de reajuste salarial de 12% e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.500,00 fixos sem teto.
O piso salarial defendido para toda a categoria é o salário mínimo do Dieese (cerca de R$ 2.329,00).
As reivindicações serão debatidas e votadas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba.
Os bancários decidiram ainda priorizar questões importantes como saúde, defesa do emprego, fim da alta rotatividade no setor financeiro e das terceirizações, feitas através dos chamados correspondentes bancários, além de mais segurança e fim do assédio moral e das metas abusivas.
Os bancários foram unânimes em afirmar que a categoria só conseguirá avanços na campanha salarial com unidade e mobilização.
No encontro foi feito ainda um abaixo-assinado contra o Projeto de Lei 4330/04, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que regulariza todo o tipo de terceirização, o que, na avaliação dos sindicalistas, representa uma ameaça real para a existência da categoria bancária e para os trabalhadores de um modo geral.
Na ocasião foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Nacional e representarão nossa base, Alexandre Eiras, Geraldo Luiz de Oliveira e Sávio Barcellos Eiras.