As Américas e a democracia estão em risco, afirma secretário da Uni Global na 4ª Conferência Uni Américas

Publicado em: 09/12/2016
As Américas e a democracia estão em risco, afirma secretário da Uni Global na 4ª Conferência Uni Américas

Mais de 600 sindicalistas de todo o Continente Americano acompanharam a abertura da 4ª Conferência Regional da UNI Américas na noite desta quarta-feira (07/12). Representantes da Contraf-CUT participaram do encontro em Medellín, na Colômbia, que segue até hoje, sexta-feira (09/12), onde será definido o Plano Estratégico 2016-2020 da entidade e eleita sua nova diretoria para o quadriênio.


A UNI Américas é o braço continental da Uni Global Union, sindicato que reúne entidades de diversas categorias profissionais de 140 países. O secretário-geral da UNI, Philip Jennings, explicou na abertura do evento, que estava falando em nome da presidenta da UNI Global Union, Ann Selin.Ele apresentou uma mensagem em vídeo da presidenta, que não pôde comparecer em função de problemas de saúde.


Em sua mensagem à Conferência, a presidenta da UNI convidou os participantes a usarem a reunião para seguir com o programa de crescimento sindical Breaking Through e avançar com novas conquistas. Os participantes retribuíram com um caloroso aplauso. Jennings então iniciou sua explanação e lembrou a importância do encontro não só para a Colômbia, mas para toda a região.


"As Américas estão em risco. Desde os EUA até o Brasil, Argentina e Colômbia, estamos vendo um fechamento de espaços democráticos. Como sindicatos, continuaremos a crescer e a representar os trabalhadores de uma região baseada na inclusão social, na democracia, nos direitos trabalhistas e, mais importante, na paz”, afirmou.