As reivindicações já estão nas mãos da Fenaban

Publicado em: 10/08/2016
As reivindicações já estão nas mãos da Fenaban

O Comando Nacional dos Bancários entregou, ontem (09/08), a pauta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), dando início à campanha para renovação do acordo coletivo de trabalho, o maior do país, pois envolve mais de 500 mil trabalhadores, e é referência para outras categorias.


A partir de agora, um novo processo se inicia, com as negociações para o atendimento da pauta. As primeiras rodadas acontecem nos dias 18 e 19 de agosto e tratam sobre os pontos gerais apresentados pelos bancários.


Construída de forma coletiva, a minuta tem cláusulas econômicas e sociais. Para o reajuste salarial, os trabalhadores querem 14,78% - correspondente a inflação projetada para o período, mais 5%  de aumento real. A PLR reivindicada é de três salários mais R$ 8.317,90 e o piso salarial de R$ 3.940,24.


Outras prioridades são: garantias de emprego com o fim das demissões imotivadas e a ampliação do quadro de pessoal para desafogar as agências, atenção à saúde, fim do assédio moral e o combate à terceirização.