Assédio Moral: Como se resguardar desse tipo de problema

Palavras acometidas, atitudes abusivas, humilhações recorrentes. Ações que solitariamente não representam muito, mas que ao serem cometidas repetidas vezes contra uma mesma pessoa podem ser psicologicamente destrutivas. Mal que não obstante de existir desde os primórdios da civilização, adveio a ser identificado apenas no século passado como assédio moral.
Na atmosfera de trabalho essas atitudes podem representar muito mais do que o anseio de efetivar-se uma brincadeira – de mau gosto –, já que repetidamente tem a intenção de constranger a vítima. Às vezes, quando o assédio advém do chefe para o subordinado, tem-se como alvo despedir o funcionário sem pagar a ele os encargos trabalhistas que seriam impostos em uma demissão sem justa causa.
Assédio moral: é a exposição recorrente a situações constrangedoras e humilhantes. Via de regra é caracterizada por condutas antiéticas e tem por objetivo desestabilizar a vítima no trabalho.
Assédio sexual: é a importunação de caráter sexual que parte, normalmente, da chefia para o subordinado e causa degradação no ambiente de trabalho. O pedido de favores sexuais é acompanhado de ameaças, promessas de favorecimento ou permanência no emprego.