Audiência Pública: Itaú-Unibanco Foge de Debate

Dando continuidade nas ações para evitar o fechamento de duas agências do Itaú em Petrópolis (9244 Imperial e 7965 Cascatinha), foi realizada, na noite dessa terça-feira, dia 28/05, uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Petrópolis, com a presença do PROCON, do vereador e presidente da casa Roni Medeiros, do vereador Justino do Raio-X, de clientes do banco, moradores e empresários do bairro Cascatinha, além da diretoria do SindBancários Petrópolis.
Mais uma vez o banco mostrou todo o seu descaso e falta de respeito com a situação, não enviando nenhum representante. O que nos faz pensar que o motivo alegado para não ir à reunião do dia 13/05 (também realizada na Câmara), de que precisava de um aviso de, pelo menos cinco dias, não passou de uma desculpa esfarrapada, pois de uma reunião para a outra, passaram-se duas semanas. O Presidente do SindBancários Petrópolis, Marcos Alvarenga, avalia que a ausência do banco demonstra que não existem argumentos que justifiquem o fechamento das agências bancárias na cidade, “Uma empresa que lucra, em média, mais de R$ 2 bilhões por mês, não pode fechar agências, gerando desemprego e piorando o atendimento”.
Todos os presentes refletiram sobre o impacto do fechamento das agências, em especial o fechamento da única agência bancária no Cascatinha. Os impactos causarão problemas na economia local, em questões de segurança, na acessibilidade e atendimento e, até mesmo, na mobilidade urbana, já que milhares de clientes terão suas contas migradas para as agências do centro da cidade. A intenção do SindBancários Petrópolis era entregar o abaixo assinado, com mais de 2.500 assinaturas, aos representantes do banco. Como eles não compareceram, o abaixo assinado será entregue ao PROCON, que prometeu criar uma operação especial, com diversas estratégias, a fim de evitar o fechamento das agências. “Estamos com esperança de ainda reverter essa situação. O tempo é curto, mas ainda podemos alcançar nosso objetivo”, disse Alvarenga.
O Vereador Roni Medeiros disse que irá propor aos vereadores da casa, uma Moção de Repudio ao Itaú, por sua omissão e desrespeito à cidade de Petrópolis e seus munícipes.