Avanços do projeto-piloto de segurança na CCT

Publicado em: 25/07/2014
Avanços do projeto-piloto de segurança na CCT

Em reunião ocorrida na quarta-feira (23/07), com a Fenaban, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, fez uma avaliação positiva do Projeto-piloto de Segurança Bancária e propôs a inclusão na próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das medidas testadas e aprovadas como a porta giratória, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, e vigilantes armados e com coletes balísticos. Também participou, o Coletivo Nacional de Segurança Bancária.


Conquistado na Campanha Nacional 2012, o projeto-piloto foi assinado em 14 de maio de 2013, com prazo de adequação das agências em até 90 dias. Um grupo de acompanhamento, integrado pela Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Fenaban se reuniu cinco vezes desde novembro do ano passado discutindo o andamento do projeto-piloto e verificando as ocorrências.


Ao longo de um ano, os itens de segurança foram implantados em 205 agências do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, que foram avaliados positivamente pelos bancos.


A fim de que sejam instalados em todas as agências e postos de atendimento do país, pois ficou comprovado que contribuem para a melhoria da segurança, a redução das ocorrências e sobretudo, a proteção da vida de bancários, vigilantes e clientes, a proposta seguirá para a 16ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre no próximo fim de semana em Atibaia (SP), para que seja discutida na mesa de negociações da Campanha Nacional 2014.