Avanços e limitações foram apontados no projeto-piloto de segurança

Publicado em: 20/03/2014
Avanços e limitações foram apontados  no projeto-piloto de segurança

Em reunião realizada na terça-feira (18/03), com a Fenaban, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, apontou avanços e limitações no projeto-piloto de segurança bancária, implantado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Foi a primeira reunião de acompanhamento nacional e contou com a participação do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.


Avanços: Os bancos implantaram equipamentos em 209 agências como portas giratórias com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo. Os primeiros resultados revelam queda nos assaltos a bancos em Pernambuco e redução nas ocorrências de "saidinha de banco" nas três cidades, na comparação entre 2012 e 2013, conforme estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS).


Limitações: Nem todos os estabelecimentos bancários foram abrangidos. Agências de shopping e postos de atendimento, que foram assaltadas, não foram incluídos pela Fenaban e se encontram desprotegidos das medidas do projeto-piloto. As novas agências de negócios do Itaú Unibanco e os postos de atendimento avançado do Bradesco, que não possuem equipamentos de segurança, também não integram o projeto-piloto, são vulneráveis e colocam em risco a vida de bancários e clientes.