Bancárias e bancários participam de assembleia para deliberarem sobre propostas apresentadas

Publicado em: 05/09/2024

Bancárias e bancários de bancos públicos e privados, sindicalizados ou não, de todo o país, participam de assembleias para decidir sobre a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, negociada com a Fenaban, e sobre as propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) específicos negociados com o BB e com a Caixa.

O período de votação é das 20h da quarta-feira (4) até às 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem

No site do sindicato, tem um popup que redirecionará os participantes para o site de votação online. Nele, primeiro será pedido para selecionar o banco específico no qual a bancária ou bancário trabalha, em seguida será solicitado a inclusão da matrícula, CPF e data de nascimento, seguido de uma confirmação do próprio nome. Por fim, é só escolher a opção (SIM, NÃO ou ABSTENÇÃO). Pronto! Seu voto foi computado.

Plenária

No final da tarde de ontem, às 18h, o SindBancários Petrópolis realizou uma plenária presencial, para prestar informações e esclarecimentos sobre a proposta da Fenaban e as específicas de BB e Caixa.

Além da plenária, no nosso site existem matérias sobre todo o processo de negociação, desde o início da Campanha Nacional da categoria bancária. No site, também estão disponíveis as redações das propostas para a CCT e os ACTs do BB e da Caixa.

ACT do BB

Depois de uma reunião de emergência com o BB, ficou definido que a Cláusula contra a demissão será votada em separado ao restante dos avanços da ACT. A Cláusula Contra Demissão impede que o BB faça demissões sem justa causa, reforçando a proteção aos funcionários. “No nosso congresso foi aprovado a reivindicação de que nenhum funcionário seja demitido sem justa causa. O que a gente conseguiu avançar em negociação, melhora a redação de que o STF autoriza a demissão desde que seja razoavelmente motivada e o nosso receio é que o conceito seja subjetivo e é isso que a gente quer barrar com esta cláusula. A gente pediu a inclusão e a decisão será na assembleia, se a cláusula, com aquela redução, entra ou não na nossa ACT”, explicou Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Vote SIM

O SindBancários Petrópolis indica a aprovação (voto SIM), para a CCT geral (Fenaban) e para os ACTs específicos, tanto do BB, quanto da Caixa.