Bancários definem calendário de atividades

Publicado em: 26/01/2018
Bancários definem calendário de atividades

Os bancários terão um ano de muita mobilização. Até a campanha salarial, a data base da categoria é 1º de setembro, muitos debates estão programados. A definição foi feita nesta quinta-feira (25/01), durante reunião do Comando Nacional, em Porto Alegre.


Antes de ajustar o calendário e como não podia deixar de ser, os bancários analisaram a condenação, em segunda instância, de Lula. O entendimento é de que a decisão visa única e exclusivamente inviabilizar a candidatura do ex-presidente e impedir a retomada das políticas voltadas para a redução das desigualdades sociais e desconcentração da riqueza.


O avanço das forças reacionárias, que tomam conta das instituições públicas, coloca o país em uma situação muito complicada. A aposta é no aprofundamento da crise para continuar com a política de retrocessos, que prevê a privatização das estatais e o desmonte de toda política de proteção social. É neste contexto que acontece a campanha salarial.


O Comando Nacional vai tentar antecipar as negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Mas antes, a categoria define o que deve ser prioridade nos encontros regionais e nacionais.


Dias 07 e 08 de junho ocorrem o Encontro dos Bancos Privados, o Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal) e o CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil). Logo depois, 09 e 10 de junho, está marcada a 20ª Conferência Nacional dos Bancários.