Bancários do BB aprovam reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2016 com “Fora Temer”

No 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), 323 delegados e delegadas aprovaram as reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2016. Os temas tratados foram: remuneração, saúde, organização do movimento, sistema financeiro nacional e previdência, com a aprovação unânime do “Fora Temer” e das mobilizações em defesa dos bancos públicos.
Confira as principais reivindicações dos funcionários do BB
Remuneração e condições de trabalho
Foi reforçada a importância da unidade nacional da categoria na política de aumento real de salários, com o índice de reajuste a ser retirado na Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 29 a 31 de julho. Os funcionários do BB reivindicam um Plano de Carreira e Remuneração (PCR) com aumento nas promoções por mérito e com inclusão de escriturários. Que o PCR tenha como piso o salário mínimo do Dieese e o interstício na tabela de antiguidade de 6%.
Saúde Pública e Suplementar/Cassi
Debateram sobre o grande número de bancários adoecidos e a importância do fortalecimento do modelo assistencial de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a ampliação de cobertura do déficit da Cassi pelo Banco do Brasil. Também foi aprovada a manutenção do princípio de solidariedade na Cassi e a inclusão de funcionários oriundos de bancos incorporados pelo BB para que sejam assistidos pela ESF. Os bancários reivindicam um serviço de prevenção mais completo, com melhorias na eficiência do Exame Periódico de Saúde (EPS) do banco, além de mais autonomia na estrutura do Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Previdência Pública e Complementar/Previ
Em relação à Previ, os funcionários do BB querem o fim da resolução 26, para que o superávit do plano de previdência seja investido na melhoria dos benefícios. Outra reivindicação reiterada é o fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo e a implantação de teto para os benefícios, já que os diretores do banco se aposentam ganhando muito mais que os demais funcionários.
Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional
Os delegados e delegadas discutiram o papel do Banco do Brasil no resgate social do banco público, com ênfase na defesa da democracia e das empresas públicas, além de sua importância como fomentador de desenvolvimento.