Bancários fazem hoje Dia Nacional de Luta pela Caixa 100% pública

Ocorre hoje (27/02), o Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública. A Contraf-CUT, federações, sindicatos e Fenae pretendem envolver o conjunto das entidades sindicais e associativas e os empregados, promovendo manifestações, atos ou até retardamento na abertura de unidades, com o objetivo de ganhar o apoio da sociedade brasileira e barrar qualquer tentativa de abertura de capital do banco.
O Dia Nacional de Luta faz parte de uma série de ações que o movimento sindical e associativo tem realizado em todo o país para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco.
Na última quarta-feira (25/02), a Contraf-CUT, a Fenae e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) realizaram um ato em defesa do banco na Câmara, com a participação de centrais sindicais e parlamentares, e foi criado um comitê em defesa da manutenção da Caixa 100% pública. A ideia é unificar e fortalecer as ações contra a proposta de abertura de capital do banco. Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, "é uma luta coletiva. Precisamos ter determinação, e esse comitê será fundamental para a vitória".
Na tarde desta sexta, os diretores do SindBancários Petrópolis realizam um ato nas duas agências da Caixa do centro da cidade (1651 e 0188), conscientizando a população de que a Caixa é uma instituição pública. Dar espaço para o interesse privado, é abrir brechas para a privatização, como já se viu em inúmeros exemplos, inclusive em instituições financeiras, trazendo como consequências a redução de direitos trabalhistas e a precarização de serviços em nome do lucro dos acionistas.