Bancários não podem ser obrigados a portar chave da agência

Uma vitória histórica para os bancários foi obtida nesta quarta-feira (27/9). Por 43 votos a zero a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao projeto de lei 184/2015.
O texto da Lei diz que: bancários estão proibidos de portar a chave do cofre e da agência em que trabalham. A prática, uma imposição dos bancos, fazia com que os bancários e suas famílias ficassem sujeitos a sequestros.
A norma proíbe também os bancários de portarem numerário, o que deve ser feito por carro-forte de empresa de segurança. Os bancos terão 30 dias a partir da publicação da nova lei no Diário Oficial, para se adaptar às novas exigências. “A aprovação deste projeto, proposto pelo Sindicato do Rio e agora transformado em lei, é uma grande conquista da categoria, e mostra, que além da luta sindical, é importante também pressionar pela aprovação de leis no Parlamento”, afirmou a presidenta do Seeb/RJ, Adriana Nalesso.
O deputado Carlos Minc (sem partido), autor do projeto juntamente com Paulo Ramos (PSOL-RJ), comemorou com bancários(as) que acompanharam a votação. “Foi uma grande vitória da categoria. A Febraban perdeu”, afirmou Minc, referindo-se à derrota da Federação Brasileira dos Bancos, que não teve êxito em manter o veto apesar da pressão intensa que fez sobre os deputados.