Bancários paralisam agências do HSBC

Publicado em: 11/11/2014
Bancários paralisam agências do HSBC

Na última quinta-feira (06/11), o HSBC iniciou um processo de demissões em massa. O grupo inglês demitiu cerca de 350 trabalhadores no país, além de fechar inúmeras agências (36 até o momento). Petrópolis também foi atingido com a demissão de uma bancária na ag. 0274.


Contrariando afirmação feita por seus representantes em reunião realizada em 2013 com o movimento sindical, o banco garantiu que não ocorreriam demissões em massa, nem fechamento de agências.


Hoje em nossa cidade, a agência do Centro e de Itaipava permanecem fechadas durante todo o dia em um ato que integra mobilização contra as dispensas ocorridas em diversas partes do país.


Infelizmente a direção do HSBC não se pronunciou quanto a marcar uma reunião e, ao ser questionado sobre o número total de demissões que pretende realizar, disse que não irá comentar o assunto.


“Lamentavelmente temos perdido inúmeros colegas de trabalho que sempre vestiram a camisa do banco, e se dedicaram a empresa. Ou seja, o banco deixa aqui o desemprego, o adoecimento e a precarização do trabalho e manda o lucro para a matriz na Inglaterra. Com o número reduzido de funcionários por causa das demissões, os trabalhadores são obrigados a trabalhar no limite e, sobrecarregados, não conseguem garantir atendimento de qualidade que se reflete em filas nas agências”, declarou o diretor e funcionário do banco, Jorge Papoula.