Banco apresenta proposta para o Saúde Caixa

Publicado em: 01/11/2017
Banco apresenta proposta para o Saúde Caixa

Sob alegação de que precisa se adequar as regras estabelecidas pelo Basileia 3 (Conjunto de propostas de reforma da regulamentação bancária), a Caixa Econômica Federal está empenhada em mudar o modelo de custeio do Saúde Caixa.


Para isso, poderá, inclusive, mudar o estatuto da empresa, estabelecendo um teto de 6,5% da folha de pagamento anual como limitador para despesas com o plano. O anúncio oficial desta medida foi feito durante a negociação da mesa permanente com o banco, na última quinta-feira, 26/10.


Atualmente contemplada pelo ACT, cuja vigência vai até 31 de agosto de 2018, a regra de custeio do Saúde Caixa prevê que os procedimentos assistenciais sejam custeados em 70% pelo banco e 30% pelo conjunto dos trabalhadores.


Ao impor mudanças no custeio do Saúde Caixa, o objetivo de governo é reduzir as provisões que o banco é obrigado a fazer para cobrir despesas futuras com o plano de saúde. A medida liberaria bilhões de Reais, que poderiam fortalecer a base de capital da instituição mantendo linhas de crédito do banco federal.