Banco do Brasil inicia nova etapa de reestruturação

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, dia 29/07, uma nova etapa da reestruturação iniciada em novembro de 2016. Essa “reorganização”, denominada mais uma vez como Programa de Adequação de Quadros (PAQ), afetará funções, agências e departamentos.
Faz parte do PAQ, um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que, para Marcos Alvarenga, Presidente do SindBancários de Petrópolis, é mais um passo rumo à privatização do banco: “Esse PAQ é a continuação do desmonte do BB, iniciado no início do governo golpista de Michel Temer, quando soubemos, na noite do domingo, 20/11/2016, pelo programa Fantástico, da restruturação que viria a fechar centenas de agências e demitir ‘voluntariamente’ milhares de trabalhadores”, disse Alvarenga, que completou: “Depois de anos de crescimento, tanto em resultado (lucro), como em pessoas (contratações/empregos) e estrutura (agências/locais de atendimento) no governo do PT (que elevou o número de bancários de, aproximadamente, 79 mil para 120 mil em 14 anos), agora, após o 'impeachment' da Presidenta Dilma, vemos o BB e seus funcionários sofrerem constantes ataques. Para piorar, hoje temos um (des)governo que colocou uma pessoa no comando do Banco do Brasil que, constantemente, declara que a privatização do BB é importante para o país”.
Em Petrópolis, os números iniciais começam a aparecer e a agência Petrópolis terá o número de escriturários reduzido em 5, passando de 18 para 13 e a agência Itaipava, dos atuais 5 escriturários, passará a contar com apenas 4. Nessa agência o cargo de Supervisor de Atendimento será extinto. “No último PAQ, as agências que sofreram reduções nos seus quadros de funcionários mantiveram os mesmos, ficando a dependência em excesso, o que não é garantido agora. O que também preocupa é o fato de haver um PDV simultâneo ao PAQ. Com a redução dos quadros, a pressão para que os funcionários façam a adesão ao PDV, aumenta”, lembra Alvarenga que conclui: “Estamos acompanhando o desenrolar dos fatos e faremos o possível para que ninguém saia prejudicado nesse processo. Nessa semana acontecerá o Congresso Nacional dos Funcionários do BB, em São Paulo e o PAQ será um dos principais assuntos debatidos no encontro”.