Banco do Brasil, Itaú e Santander anunciam medidas em meio à calamidade no RS
Com o Estado de calamidade vivida no estado do Rio Grande do Sul, BB, Itaú e Santander anunciaram medidas para mitigar os impactos sobre seus funcionários.
O Movimento sindical avalia que essas medidas são importantes, ao mesmo tempo que demanda mais ações diante da crise.
Banco do Brasil
O BB anunciou um pacote emergencial para ajudar os trabalhadores da empresa, incluindo os terceirizados, e clientes atingidos pela tragédia ambiental que assola o Rio Grande do Sul.
Dados iniciais do banco são de que 181 de trabalhadores (107 funcionários e 74 terceirizados) foram impactados pelas inundações no estado. “Mas esses números estão crescendo, a cada dia, então ainda não é possível determinar o número certo”, explicou Priscila Aguirres, representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
“Esse é um momento muito grave, que os nossos colegas gaúchos estão enfrentando, por causa de uma crise climática sem precedentes na história da humanidade. É muito importante a atuação de todas as entidades, sobretudo do BB, como banco público fundamental ao desenvolvimento”, avaliou a coordenadora da CEBB e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes.
As medidas anunciadas para os trabalhadores foram:
1. Reforço no atendimento das redes de gestão de pessoas (Gepes), com prioridade aos funcionários do Rio Grande do Sul;
2. Liberação do Programa de Assistência Social (PAS), um mecanismo de crédito do banco, voltado aos funcionários;
3. Flexibilização de antecipação de férias para os trabalhadores do Rio Grande do Sul, em caso de solicitação pelo próprio funcionário;
4. Abono 478, mecanismo interno para justificar as faltas em situações específicas, nesse caso por causa da situação de calamidade pública. Essa proposta também inclui a possibilidade do home office;
5. Flexibilização do trabalho remoto;
6. Adição de funcionários de outras localidades do país como reforço nas dependências do RS;
7. Substituição de todas as funções gerenciais, em dependências do RS, para compor um comitê, com objetivo de estruturar e atender melhor as demandas;
8. Adiantamento salarial, considerando a margem consignável de cada funcionário.
“Para o movimento sindical esse pacote mostra, por parte do banco, boa vontade em responder à situação crítica enfrentada pelos trabalhadores e seus familiares no estado. Nós entendemos que são medidas iniciais e o banco já se apresentou aberto para reformular e ampliá-las, conforme houver necessidade. O que para nós é fundamental é incluir todos, funcionários e terceirizados. Temos colegas que perderam tudo e não terão condições de se reerguer no curto ou no médio prazo”, destacou Priscila Aguirres.
Nessa quinta-feira (9), a presidenta do BB, Tarciana Medeiros, anunciou que o banco irá alocar mais de R$ 50 milhões em apoio aos clientes, por meio da Fundação Banco do Brasil (FBB). “Essa notícia é muito importante. Mas precisamos também de recursos direcionado para os funcionários e terceirizados, esses últimos estão ainda mais descobertos, porque não têm acesso nem ao PAS”, ressaltou a dirigente do Rio Grande do Sul.
Priscila destacou também que algumas medidas precisarão ser implementadas por um prazo longo, tendo em vista os balanços iniciais de que a população gaúcha levará muito tempo para se recuperar. “A medida 7, por exemplo, de substituição das funções gerenciai para compor um comitê, entendemos como muito necessária, principalmente nos locais com poucos funcionários. Inclusive, deveria ser permanente”, observou.
Além do pacote, que ficará em funcionamento enquanto vigorar no estado o decreto de calamidade pública, o banco adiantou para esta sexta-feira (10) os benefícios alimentação/refeição e cesta alimentação de junho aos trabalhadores do RS.
O banco também apresentou medidas de comunicação interna, que incluem (1) SMS aos funcionários, para divulgação de contatos da Gepes Atendimento; (2) uso do aplicativo do BB como geolocalizador, para divulgação de telefone da Gepes Atendimento aos funcionários do RS; (3) e orientação para administradores de funcionários em férias no RS.
A empresa ainda destacou que manterá os sindicatos do Rio Grande do Sul informados sobre a implementação das ações já anunciadas no pacote e também sobre novas ações que forem necessárias no decorrer do estado de calamidade.
Para dar apoio mais apoio neste momento, as Associação Atlética Banco do Brasil (AABBs) foram mobilizadas: oito delas para acolher os desabrigados e 16 para receber a doação de alimentos, água, roupas e produtos de limpeza na região, entre elas as AABBs de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, São Jerônimo e Ijuí.
O banco também está ajudando na divulgação dos canais de doação, entre eles o PIX Solidário RS (sosfuncisbb.rs@gmail.com), organizado pelos trabalhadores para distribuir aos colegas, sejam funcionários ou terceirizados.
Outra chave pix também divulgada é a pix.enchentesrs@fbb.org.br, criada pelo BB e pela Fundação BB.
Por fim, o BB anunciou medidas para os clientes do RS. São elas:
1. Carência de até seis meses para a primeira parcela do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário;
2. Micro e pequenas empresas atingidas terão acesso a crédito com linhas governamentais próprias, além de renegociação de dívidas com condições diferenciadas;
3. Empresas dos municípios atingidos contarão com linhas de repactuação com prazos de 30, 36 e 48 meses, nas operações convencionais, ou até 72 meses para as contratações via Pronamp.
Itaú
O Itaú anunciou a antecipação da Gratificação Semestral, além do pagamento adiantado da primeira e segunda parcelas do décimo terceiro salário. Adicionalmente, o banco também efetuou o pagamento dos estagiários. Outras alternativas estão sendo estudadas e, assim que finalizadas, serão divulgadas.
A deliberação é resultado da segunda reunião do comitê de crise, composto por representantes sindicais bancários da Contraf-CUT, da Fetrafi-RS e do SindBancários/PoA, juntamente com membros da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
O secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, avalia como positivo o anúncio. “Mas nós estamos reivindicando outras medidas, como a suspensão de cobrança de metas, de que, quem não puder ir trabalhar, tenha os pontos abonados e que agências sem condições sanitárias, como falta de água, não devem ser abertas. Também reivindicamos linha de crédito com prazos estendidos, sem juros, para funcionário atingidos, entre outras medidas”, completou.
“Estamos diante de uma situação crítica e desafiadora, mas nossa prioridade é o bem-estar e a segurança de nossos colegas bancários e suas famílias. O Itaú está comprometido em oferecer todo o suporte necessário, neste momento difícil, e trabalhar em conjunto com as autoridades e entidades sindicais, para enfrentarmos juntos os desafios decorrentes das chuvas no Rio Grande do Sul”, pontuou o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves.
Santander
O Santander anunciou três medidas: a antecipação do décimo terceiro salário, abono do ponto eletrônico para as ausências no mês de maio e o reforço no suporte do PAPE, que acolhe não somente os funcionários, como as famílias, num atendimento 24 horas por dia.
Para o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, o anúncio é positivo, “mas nós estamos reivindicando outras medidas, como a suspensão de cobrança de metas, e que, em caso de falta de condições sanitárias, como falta de água, as agências não devem ser abertas. Também reivindicamos linha de crédito com prazos estendidos, sem juros, para funcionário atingidos, entre outras medidas”, informou o secretário, ao mencionar a segunda reunião do comitê de crise, composto por representantes sindicais bancários da Contraf-CUT, da Fetrafi-RS e do SindBancários/PoA, juntamente com membros da Fenaban, realizada na quinta-feira (9).
De acordo com a COE do Santander, Wanessa Queiroz, essas iniciativas são muto importantes e um gesto de solidariedade, para amenizar os impactos sofrido pelos funcionários e pela população local. “Nós estaremos monitorando e reivindicando ao banco que não se tenha cobranças no cumprimento das metas e redução na remuneração variável, até que a situação seja normalizada.”
O secretário executivo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e representante dos trabalhadores do Santander no estado, Casemiro Luiz, agradeceu toda a solidariedade do movimento sindical do Brasil ao povo gaúcho. “Estamos passando pela maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, onde quase 90% das cidades do nosso estado foram afetadas pelas chuvas, que castigam o estado desde o início da semana passada. O que estamos vivendo hoje deve servir de alerta à crise ambiental que o Brasil já está enfrentando. É urgente o trabalho coletivo, tanto do poder público como da sociedade, por meio de ações mais contundentes e conscientes, para conter a destruição do nosso planeta.”
Casemiro apontou que, “assim como os demais bancos, o Santander também tem que entender que este é um momento de não cobrar metas dos colegas que estão em condições de trabalhar, dando suporte aos clientes. Estas são algumas das ações neste momento e que, com certeza, vão ajudar muito os trabalhadores, diante do quadro desafiador e triste, com muitas perdas materiais e de vidas.”
Ele ainda reforçou que o SindBancários e Fetrafi-RS estão de braços abertos para qualquer tipo de ajuda que os colegas estejam precisando. “Ninguém solta a mão de ninguém. Vamos juntos superar esta tristeza. Estamos trabalhando dia após dia e, com certeza, teremos muito trabalho na reconstrução do nosso estado, que tem um papel fundamental na economia do Brasil. Somos uma categoria que tem na sua essência o trabalho coletivo, além das nossas pautas. Trabalhamos para uma sociedade mais justa e um Brasil mais igual para todos. Parabéns a categoria bancária e todos que estão solidários com nossos irmãos gaúchos”, finalizou.