Banco do Brasil tem queda no lucro do 3º trimestre

Publicado em: 09/11/2012
Banco do Brasil tem queda no lucro do 3º trimestre

O maior banco do país divulgou ontem, dia 08/11, que obteve lucro líquido de 2,728 bilhões de reais nos três meses encerrados em setembro. O resultado também ficou abaixo dos 3,01 bilhões de reais registrados no segundo trimestre.


Em termos recorrentes, o lucro somou 2,657 bilhões de reais, alta de 3,3% sobre o terceiro trimestre de 2011, em linha com os 2,636 bilhões de reais esperados por analistas.


A instituição apurou uma receita de intermediação financeira 17% menor no trimestre na comparação anual, de 25,08 bilhões de reais, em meio aos esforços do Governo para forçar redução de juros do sistema financeiro brasileiro e aumento do crédito, em uma estratégia liderada pelo BB e pela Caixa. O resultado do Banco do Brasil foi divulgado após Itaú Unibanco e Bradesco anunciarem lucros recorrentes praticamente dentro do esperado pelo mercado em outubro.


O BB registrou provisão para perdas com crédito de 3,76 bilhões de reais no terceiro trimestre, aumento de 15,5% sobre um ano antes e de 2,4% em relação os três meses encerrados em junho. O volume de provisões ficou acima das expectativas do banco para o período, de entre 3,5 bilhões a 3,7 bilhões de reais.


Segundo o BB, o desvio ocorreu por conta de volume acima do esperado de provisões na carteira de empréstimos de veículos do Banco Votorantim, detido em cerca de 50% pela instituição estatal e que registrou prejuízo de 497 milhões de reais no terceiro trimestre, após perda de 85 milhões um ano antes e de 536 milhões entre abril e junho.