Banco do Brasil - Vem aí a Eleição para Delegado Sindical do BB

Publicado em: 29/12/2016
Banco do Brasil - Vem aí a Eleição para Delegado Sindical do BB

Atenção bancários/as do Banco do Brasil, no próximo dia 30 de janeiro de 2017, acontece a eleição para Delegado Sindical do Banco do Brasil. As inscrições estarão abertas entre os dias 09 a 20 de janeiro de 2017 e poderá se candidatar o funcionário do banco que tiver mais de 06 (seis) meses de sindicalização e, pelo menos, 24 (vinte e quatro) meses de exercício da profissão ininterruptos. O mandato é de 1 (um) ano e a posse será realizada no dia 31 de janeiro de 2017 com início do mandato em 01 de fevereiro de 2017 (o Edital de Convocação para a Eleição estará afixado nos murais das agências até fim do processo eleitoral).


O direito de eleger representantes dos trabalhadores nos locais de trabalho (Delegado Sindical) é uma conquista do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na greve de 2003. Nessa greve, os bancários do Banco do Brasil conquistaram o direito de eleger 1 (um) Delegado para cada 80 bancários.


Atualmente, o número de bancários do BB na base do Sindicato dos Bancários de Petrópolis (que possui três agências no centro, uma em Itaipava e uma em São José do Vale do Rio Preto, além de um SERET), é de, aproximadamente, 130 funcionários. Portanto poderemos eleger até dois companheiros(as) para aumentar a representatividade dos funcionários do BB, melhorando a correlação de forças entre patrões e empregados.


Neste momento delicado de reestruturação que o banco passa e de ataque aos trabalhadores promovido pelo governo ilegítimo que está no poder, se faz ainda mais necessário que elegemos representantes para somar forças nesta luta que não será nada fácil contra o grande capital e contra a precarização do banco para uma possível privatização.