Bancos apostam em desemprego e especulação

Os cinco maiores bancos no Brasil – BB, Caixa, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, já divulgaram seus balanços referentes ao ano de 2014. Os números mostram que o setor continua ganhando alto, mesmo com a economia em baixa. Juntos, tiveram lucro líquido de R$ 60 bilhões no ano passado, o que representa crescimento de 18,4% em relação a 2013, enquanto que o PIB do país cresceu 0,2% até o terceiro trimestre do ano passado. Mas a análise de seus resultados indica diferenças no comportamento da Caixa, que expandiu sua carteira de crédito em proporção muito maior que os demais e criou empregos quando todos os outros cortaram postos de trabalho.
A carteira de crédito da Caixa cresceu 22,4% em 12 meses e a instituição respondeu sozinha por 36,1% do crescimento total do mercado de crédito no país. Apesar de também ser público, o Banco do Brasil apresenta comportamento similar ao dos privados. Sua carteira de crédito cresceu 9,8%, um pouco acima da do Itaú, que expandiu 8,7%%. A carteira de crédito do Santander aumentou 7,9% e o Bradesco teve a menor evolução: apenas 6,5%.
A Caixa também foi a única dentre os cinco que criou postos de trabalho. Em 2014, a instituição expandiu seu quadro de pessoal com a criação de 3.286 vagas, enquanto todos os demais extinguiram: no BB foram cortados 588 postos, no Santander 312, Itaú Unibanco extinguiu 2.611 e o Bradesco foi o campeão, acabando com 4.969 empregos.