Bancos cobram tarifas indevidas. Fique atento

Publicado em: 14/06/2023
Bancos cobram tarifas indevidas. Fique atento

A falta de transparência por parte dos bancos em relação às tarifas chamam atenção. Muitos clientes são surpreendidos com cobranças indevidas sem aviso prévio. A prática abusiva poderia ser evitada, mas os banqueiros só pensam em ampliar o lucro e colocam a sociedade de lado.

Resolução do Banco Central nº 3.919, por exemplo, obriga as empresas a informarem serviços gratuitos, mas, na prática, poucas fazem isso. Pela norma, cartões, saques, transferências, extratos e consultas pela internet são essenciais, portanto, devem ser de graça.

A questão é que, para ganhar mais, os bancos ignoram a resolução e vendem pacotes mais caros, muitas vezes desnecessários aos cidadãos. Mas atenção. Nem tudo está perdido. Se o cliente estiver nesta situação pode solicitar o reembolso das tarifas pagas nos últimos cinco anos.

É importante destacar que a transparência na comunicação sobre os serviços prestados e tarifas associadas é um dever das empresas. A falta de informação clara na abertura de conta interfere nos direitos do consumidor. Conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o fornecedor de serviços é responsável pela reparação dos danos causados por informações insuficientes ou inadequadas.