Bancos eliminam empregos pelo quarto mês consecutivo

Publicado em: 29/03/2023
Bancos eliminam empregos pelo quarto mês consecutivo

De acordo com o novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor bancário eliminou postos de trabalho pelo quarto mês consecutivo. Em janeiro, os bancos tiveram saldo negativo de 319 vagas.   Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, o setor já acumula o fechamento de 889 postos de trabalho. Já o ramo financeiro, excluindo os bancos, teve saldo positivo de 1.604 postos de trabalho em janeiro.

No acumulado dos últimos 12 meses, porém, o saldo de empregos no setor bancário ainda se mantém positivo, com a criação de 1.399 vagas, resultado de contratações pela CAIXA decorrentes da atuação sindical pela convocação dos aprovados em concurso de 2014.

Os desligamentos não se justificam tendo em vista o bom desempenho dos bancos que, mesmo em cenários adversos, como a pandemia e o rombo nas Americanas, continuaram lucrando muito. Os cortes de postos de trabalho geram sobrecarga para bancárias e bancários que continuam nos bancos, inclusive com o adoecimento da categoria.

Outro problema enfrentado pelos trabalhadores do ramo financeiro é a terceirização, que rebaixa os salários e retira direitos conquistados pela categoria bancária em décadas de organização.