Bancos federais chegam ao limite da baixa de juros

Publicado em: 28/02/2013
Bancos federais chegam ao limite da baixa de juros

Esgotou-se a margem para os bancos públicos forçarem novas quedas nos juros do sistema bancário, disse um dirigente de uma instituição financeira federal. Neste momento, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal discutem como manter os juros mais baixos caso se configure um cenário em que o Banco Central promova um aperto monetário.


Eventuais reduções de juros nos bancos federais, de agora em diante, dependerão de ganhos de eficiência e não de economias de escala.


Dados divulgados na última terça-feria, dia 26/02, pelo Banco Central mostram a interrupção, em janeiro, na tendência de queda nos juros bancários, um processo desencadeado pelo corte das taxas pelas instituições federais, atendendo a determinação da Presidente Dilma Rousseff de ampliar a competição no mercado de crédito. Uma alta de juros, porém, se efetivada, teria repercussões mais imediatas sobre os bancos federais. Mas a expectativa é que, se o movimento de fato ocorrer, ele será bastante comedido, na ordem de 0,5 ponto percentual.