Bancos podem pagar PLR antes de 3 de março

Os sindicatos dos bancários vão cobrar das instituições financeiras que antecipem o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da categoria. Por carta, as entidades reivindicarão antecipação do crédito para antes do dia 3 de março, prazo previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Os bancos divulgarão seus balanços entre final de janeiro e início de fevereiro, portanto, têm todas as condições para antecipar o pagamento da PLR em um momento em que os trabalhadores mais precisam de dinheiro.
Bradesco e Santander serão os primeiros a comunicar seus resultados, em 30 de janeiro. O Itaú apresenta seu balanço em 4 de fevereiro. Os demais ainda não informaram as datas de divulgação.
Entenda a regra - A PLR é composta por regra básica e parcela adicional. A regra básica corresponde a 90% do salário do bancário mais uma parte fixa de R$ 1.694,00. O montante a ser distribuído aos trabalhadores deve alcançar pelo menos 5% do lucro líquido do banco. Se isso não ocorrer, os valores são aumentados até que atinjam os 5% do resultado ou cheguem a 2,2 salários dos funcionários, o que ocorrer primeiro.
A parcela adicional corresponde à distribuição de 2,2% do lucro entre os funcionários, ou seja, todos recebem o mesmo valor, com limite de R$ 3.388,00.