Bancos precisam assumir risco da inadimplência

Publicado em: 16/08/2023
Bancos precisam assumir risco da inadimplência

A inadimplência nas compras parceladas no cartão de crédito é equivalente à das compras à vista. Estudo feito para a Abranet (Associação Brasileira de Internet) mostra resultado diferente do que os bancos afirmam. Segundo as organizações financeiras, o parcelamento sem juros, a perder de vista, contribui para o calote nas faturas e precisa ser desestimulado.

Mas, o levantamento aponta que a taxa de inadimplência entre os que compram à vista é de 31% e entre os que só compram parcelado, é de 30%. No grupo que compra das duas formas, o percentual é o mesmo, 30%. A associação avalia que os bancos atacam a compra prazo sempre que os juros de cartão de crédito são questionados. A taxa está na casa de 440% ao ano.

A Abranet, que representa cerca de 10% dos cartões emitidos no mercado, ainda lembra que as empresas oferecem parcelado sem juros, com opção de parcelar em 18 vezes. Não apenas 12 vezes, como é comum no mercado. Se os bancos não têm interesse em assumir mais o risco da inadimplência do parcelado, não devem oferecer mais a opção aos clientes.  

Para a associação, os altos juros podem ser resolvidos pelos bancos, sobretudo porque foram bem agressivos na concessão de crédito nos últimos anos e possuem políticas, a exemplo da isenção de anuidade combinada com benefícios (milhas, salas vip). “Todo esse custo precisa ser coberto através dos juros cobrados do rotativo. É o cenário já conhecido da baixa renda subsidiando o benefício da alta renda”, concluiu a Abranet.