Bancos Públicos = Desemprego

Os bancos públicos contribuíram em grande parte para o saldo negativo de empregos no setor bancário que, em 2015, fechou 9.886 vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, resultado de 29.899 admissões e 39.775 desligamentos. Esse saldo negativo representa crescimento de 97,6% em relação ao número de postos extintos pelo setor em 2014, quando os bancos eliminaram 5.004 empregos.
O aumento se explica, em grande parte, pelos milhares de desligamentos que ocorreram no Banco do Brasil e na Caixa, por conta de seus respectivos planos de incentivo à aposentadoria.
No Banco do Brasil, cerca de 5 mil aderiram ao PAI (Plano de Aposentadoria Incentivada), enquanto que na Caixa, o Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA) foi responsável pela saída de aproximadamente 3 mil empregados. Essas vagas ainda não foram repostas, como cobra o movimento sindical, e o saldo de empregos em ambos os bancos públicos foi negativo, de acordo com os últimos balanços divulgados, referentes ao terceiro trimestre de 2015.