Bancos públicos essenciais para o país

O movimento sindical fará hoje, dia 20 de outubro em todo o país, Atos em Defesa do Serviço Público e das Empresas Estatais, numa mobilização nacional diante das ameaças de privatização do Banco do Brasil, da Caixa, do BNDES, do BNB, do Banco da Amazônia e Finep, que surgiram na campanha eleitoral.
Os bancos públicos, nos últimos anos, se tornaram importantes ferramentas de desenvolvimento do Brasil. O BNDES foi um trunfo dos brasileiros contra a crise financeira mundial com obras de infraestrutura, a Caixa teve papel fundamental para o crédito habitacional de milhões de brasileiros e o Banco do Brasil auxiliou o fomento à agricultura familiar.
Armínio ameaça com privatizações
A privatização ou a redução do papel social dos bancos públicos é uma antiga exigência dos bancos privados. Armínio Fraga, suposto ministro da Fazenda se os tucanos vencerem a eleição, quer extinguir o papel social dos bancos públicos e reduzir o tamanho das instituições, o que, inevitavelmente implicará em demissões e cortes elevados nos investimentos para os setores que mais precisam do incentivo do Estado brasileiro, ele elevou a taxa de juros a 45% quando presidiu o Banco Central (BC), retirando recursos do Tesouro para enriquecer os rentistas.