Bancos públicos reduzem taxas com queda da Selic

Publicado em: 04/08/2023
Bancos públicos reduzem taxas com queda da Selic

Os bancos públicos dão lição. Com a queda da Selic em 0,5 ponto percentual, que agora está em 13,25% ao ano, as instituições financeiras anunciaram cortes nos índices do empréstimo consignado. Bem que a iniciativa, excelente para o brasileiro, poderia ser seguida pelos privados que só pensam em lucrar.  

Na Caixa, a redução será de 0,4%. Os juros cobrados ao mês vão cair para 1,7%. O BB comunicou que vai reduzir taxas nas linhas de crédito consignado, automático e outros. A queda do consignado do INSS foi de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo.

“A queda da taxa de juros no país está apoiada em condições positivas, construídas ao longo de todo o primeiro semestre deste ano. Elas possibilitam crédito mais barato para as famílias e para as empresas - especialmente as MPE [micro e pequenas empresas] - o que nos permite vislumbrar perspectivas de ainda maior dinamismo da economia, com mais crescimento e geração de emprego”, disse a presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros.

Rita Serrano, presidente da Caixa, também manifestou otimismo com o cenário. “A medida contribui com a organização das finanças dos clientes, em conjunto com as atuais ações vigentes do banco de negociação de dívidas, e para o crescimento da economia do país”.

As reduções resultam em crédito mais barato para as famílias e para as empresas, sobretudo para as MPE (Micro e Pequenas Empresas). É uma contribuição para organizar as finanças dos clientes da mesma forma que ações negociação de dívidas, como o Desenrola.