Bancos são generosos com acionistas e mesquinhos com bancários

Levantamento feito pela Austin Ratings ( agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira), mostra que as instituições financeiras são ótimas pagadoras quando se trata de dividir seus lucros entre os acionistas. Avaliando os cinco maiores bancos no país, BB, Caixa, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, a agência concluiu que todos pagaram dividendos aos acionistas maiores que os 25% obrigatórios.
Santander e Caixa foram os mais generosos em 2013. Distribuíram aos sócios dividendos e juros sobre o capital (JCP) de 68,5% e 60,9%, respectivamente. Banco do Brasil e Itaú Unibanco vêm em seguida no ranking da benevolência, os dois com o mesmo percentual: 37,2%. O do Bradesco foi menor, porém ainda farto: 34%.
Mas quando se trata de dividir seus resultados entre os funcionários, as instituições financeiras mudam de postura. Segundo estimativas dos percentuais de distribuição do lucro líquido como PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, eles não ultrapassam 17%.