Bancos se comprometem em solucionar reclamações

Os maiores bancos do país assumiram compromisso com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, de melhorar o atendimento aos clientes e de resolver, por acordos, tanto quanto possível, as demandas registradas pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
O levantamento da Senacon detectou que das sete instituições financeiras participantes (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, HSBC e Citibank), o HSBC foi o que registrou o menor número de demandas no ano passado, com redução de 13% na quantidade de atendimentos em relação a 2010, e o Citibank reduziu em 6,3% a quantidade de demandas.
Nos acordos em processos administrativos de reclamações, o HSBC obteve o melhor índice registado, com 69,6% de resoluções. A Caixa ficou com 51,3% e se comprometeu a melhorar para 55% neste ano, enquanto o BB prometeu sair de 50,9%, em 2011, para 65% de acordos nas reclamações fundamentadas neste ano.