Bancos serão julgados pela PF

Hoje, as organizações financeiras sentam novamente no banco dos réus. É que a Polícia Federal julga 787 processos contra as empresas por desrespeito às normas de segurança.
As ações foram abertas pelas Delegacias de Segurança Privada (Delesp) dos estados do país. O resultado é aguardado com expectativa pelos bancários e também pela população, visto que a insegurança nas agências tem contribuído para o aumento considerável do índice de ataques.
Do total, 53 correspondem a arrombamentos ou explosões, 33 a assaltos e 13 tentativas frustradas. Os ataques são mais frequentes no Banco do Brasil, com 63 registros até hoje.
Este é o segundo julgamento feito pela Polícia Federal neste ano. No primeiro, o Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Mercantil e BNB foram multados em R$ 808,9 mil cada, por descumprimento à lei de segurança.
O julgamento acontece durante a 94ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), do Ministério da Justiça, em Brasília. A CCASP é um fórum que tem representantes do governo, trabalhadores e empresários. Nos últimos anos, as reuniões têm sido, em média, trimestrais.