BB - Banco procura o sindicato após manifestação

No último dia 17/06, a diretoria do SindBancários Petrópolis realizou uma paralisação de 24 horas na agência Cidade Imperial do Banco do Brasil (matéria publicada no nosso informativo no mesmo dia). Essa manifestação foi motivada pela redução da dotação da dependência, que possui apenas 12 funcionários (o banco reduziu um cargo de escriturário, de dois existentes).
No mesmo dia da paralisação, o Presidente do SindBancários Petrópolis, Marcos Alvarenga, foi procurado por um analista da Gepes (Gestão de Pessoas do BB) para saber os motivos da manifestação. Alvarenga lembrou que a reivindicação por mais funcionários nessa dependência é uma demanda de longa data, tendo inclusive protocolado junto ao banco, em setembro de 2014, um documento apontando o problema. “Estamos há anos lutando por mais contratações, em especial nessa agência. Constantemente recebemos reclamações de clientes e usuários da dependência. Já fizemos atividades com carro de som, abaixo assinados, conversas com o banco e, para nossa surpresa, ao invés do banco reconhecer a deficiência e efetuar contratações, resolveu ir na direção contrária”, disse Alvarenga.
Na segunda-feira, seguinte à paralisação, o banco voltou a entrar em contato e solicitou uma reunião, que foi realizada no dia 27/06, na Gepes Rio. O Gerente Geral da Gepes, Sr. Esaú, garantiu que nenhum funcionário será transferido e que a dotação da agência continuará com a situação de “extraquadro” (quando a dotação está excedida ao número que deveria), até que ocorra algo que regule a situação, como uma aposentadoria ou transferência decorrente de promoção de algum funcionário da dependência. O sindicato não considera isso uma solução, pois quando isso acontecer o número de funcionários será reduzido do mesmo jeito. “Não aceitaremos a redução de funcionários nessa agência. Nem hoje, nem num presente próximo e nem num futuro distante”, disse Alvarenga.
O Sr. Esaú se comprometeu em enviar as demandas e reivindicações do Sindicato à Diretoria de Estratégia da Marca (DIREM), responsável pela dotação das dependências.