BB e Caixa: Encontros aprovam unidade em defesa dos direitos

Publicado em: 17/05/2018
BB e Caixa: Encontros aprovam unidade em defesa dos direitos

    A unidade dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de toda a categoria bancária será fundamental para o sucesso da luta da campanha salarial deste ano pela manutenção dos direitos ameaçados. O entendimento foi o mesmo nos encontros do BB e da CEF que aconteceram, respectivamente, no auditório da Fetraf/RJ e na sede da Apcef/RJ no último sábado.

    Por consenso, todas as propostas apresentadas no Encontro do BB serão levadas ao Congresso Nacional dos Funcionários. Figuram entre as mais importantes o combate à privatização, fim da terceirização; manutenção das cláusulas da CCT e do acordo específico, criação do VCP para os atingidos por reestruturação que perderam função até locação em mesmo nível; melhoria do atendimento aos clientes e das condições de trabalho, através de concurso; e notificação antecipada de localização aos caixas de PSO transferidos, entre outras.

    Também no Encontro da Caixa, por consenso, todas as propostas serão levadas para debate no Congresso Nacional dos Empregados. Entre as principais, estão: luta em defesa da Caixa 100% Pública; em defesa do Saúde Caixa e contra o aumento da coparticipação e da contribuição; com relação ao equacionamento do déficit do plano, rejeitar a tentativa do banco de repassar para os empregados a responsabilidade que é dele.

    E ainda, combate à resolução CG-Par 23, que impõe redução da participação das estatais nos planos de saúde dos funcionários. Em relação à Funcef, exigir a participação dos empregados nas alterações do estatuto, e, caso isto não ocorra, rejeitar qualquer mudança.