BB é denunciado ao MPT por ameaças contra direito de greve

Publicado em: 23/09/2013
BB é denunciado ao MPT por ameaças contra direito de greve

Para intimidar os funcionários a não participar da greve que começou na quinta-feira (19/09), a direção do Banco do Brasil voltou a apelar para práticas antissindicais. Em dois boletins publicados em seu site de negociação coletiva, sob os títulos "Convite para Reflexão" de 12/9 e "Transparência para o debate" de 16/9, o BB assedia os bancários a não participarem da greve e reitera, sob o pretexto de prestar esclarecimento, que pode demitir por ato de gestão.


Em 2012, o banco usou a mesma estratégia e a Contraf-CUT, após duas audiências com o MPT (Ministério Público do Trabalho), em dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, conseguiu que fosse aberto processo investigativo por suspeita de prática antissindical, tendo em vista o assédio e a perseguição sofrida pelos funcionários que participaram da greve, com cancelamentos de férias e descontos de dias parados, não previstos na convenção coletiva, dentre outras práticas antissindicais.


Diante de mais essa prática ilegal do BB, a Contraf-CUT vai encaminhar as novas denúncias ao MPT, anexando os boletins publicados nas últimas semanas às provas de 2012, para mostrar que o banco persiste na mesma conduta contra o direito de greve do trabalhador.