BB quer instituir o bancário 24 horas

A direção do Banco do Brasil mais uma vez está inovando no que se refere à exploração do funcionalismo. Isso porque, na última semana de abril, a instituição financeira iniciou projeto-piloto para serviço de home office em áreas administrativas, no qual os trabalhadores envolvidos têm de estar disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana.
A medida começou em caráter experimental com nove funcionários lotados em São Paulo e em Brasília. A intensão da empresa é de que ainda neste primeiro semestre sejam pelo menos mais 100 trabalhadores envolvidos. No projeto arquitetado pelo gestor, Carlos Netto, a pessoa faz o serviço de sua residência, devendo cumprir a jornada de trabalho. No entanto, é obrigado a permanecer com o celular disponível e checar, a todo momento, seus e-mails. Na prática, a pessoa fica a serviço da instituição 24 horas por dia nos sete dias da semana. Fica sem vida pessoal. Fora isso, esses funcionários têm metas acrescidas em 15% em relação aos demais.
“É uma infelicidade o Banco do Brasil que um dia já foi uma empresa que respeitava e valorizava seus funcionários, hoje ser, dentro do sistema financeiro, uma das principais instituições que, visando o lucro acima de tudo, precariza a relação de trabalho”, disse o Presidente do SindBancários Petrópolis e funcionário do banco, Marcos Alvarenga.