BC vai interromper ciclo de corte dos juros

Publicado em: 09/10/2012
BC vai interromper ciclo de corte dos juros

Os economistas do mercado financeiro mantiveram, na semana passada, a previsão de que a taxa básica de juros da economia brasileira não será novamente reduzida na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para hoje e amanhã (09 e 10/10), informou a própria autoridade monetária ontem (08/10), por meio do relatório de mercado. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.


A expectativa do mercado financeiro, com isso, é que o ciclo de redução dos juros, iniciado em agosto do ano passado, seja interrompido pelo BC. Desde então, a instituição promoveu nove cortes consecutivos na taxa básica da economia, que passou de 12,50% para 7,50% ao ano (o menor patamar da história), ou seja, uma redução de cinco pontos percentuais nos últimos doze meses. A decisão do Copom desta semana será anunciada na noite de quarta-feira (10).


A previsão dos analistas dos bancos é de que a taxa básica de juros terminará este ano  justamente em 7,50% ao ano. Para 2013, o mercado financeiro prevê alta nos juros. A estimativa dos economistas é de que os juros terminem o próximo ano em 8% ao ano, com um crescimento de 0,50 ponto percentual em relação ao patamar atual.