BMG, HSBC e Santander lideram ranking de reclamações

O BMG liderou, novamente, o ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes, de acordo com o levantamento referente ao mês de outubro, divulgado na última segunda-feira (17/11) pelo Banco Central (BC).
Com 146 reclamações julgadas procedentes, o banco obteve índice de 65,75%. Em segundo lugar entre os mais reclamados, ficou o HSBC, com 122 queixas e índice de 12,17%. A terceira posição em queixas em ficou com o Santander, seguido pelo Banrisul e Caixa Econômica Federal. O banco espanhol teve 355 queixas e índice de 11,55%. O Banrisul, 36 queixas e índice de 9,37%. A Caixa acumulou 572 queixas e atingiu índice de 7,73% no último mês. O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes.
Com relação aos principais motivos de reclamação, a liderança ficou com as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 318 queixas procedentes. Em segundo lugar veio o débito em conta de depósito não autorizado, que recebeu 302 reclamações. A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o terceiro lugar, com 211 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e prestação de serviço irregular em conta-salário vieram em quarto e quinto lugar, respectivamente com 156 e 126 reclamações.