Bradesco e Santander com lucros crescentes

Publicado em: 02/05/2024
Bradesco e Santander com lucros crescentes

O Bradesco lucrou R$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, aumento de 46,3% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Houve, no entanto, pequena queda frente aos primeiros três meses do ano passado (de 1,6%), o que representa quadro de estabilidade. O resultado veio maior que a média das projeções dos analistas consultados pelo Valor Data, de R$ 3,9 bilhões.

Já o Banco Santander obteve Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões, no primeiro trimestre de 2024. O valor representa crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período de 2023 e alta de 37,1% no trimestre anterior. O Lucro líquido Contábil, por sua vez, também teve alta, de 42,3% em doze meses e de 38,6% no trimestre. O retorno sobre o patrimônio do banco (ROAE) ficou em 14,1%, o que representou um acréscimo de 3,5 pontos percentuais (p.p.) em doze meses.

Infelizmente os lucros crescentes, frutos do trabalho de milhares de bancárias e bancários, não significam boas condições de trabalho e de atendimento. Os trabalhadores não são valorizados e não têm seus trabalhos reconhecidos. Agências são fechadas e empregos são extintos, indo na contramão desses lucros crescentes, aumentando a sobrecarga de trabalho e o adoecimento da categoria bancária, ao mesmo tempo que precariza o trabalho, também precariza o atendimento aos seus clientes.

2024 é ano de Campanha Nacional da categoria bancária, momento que, nós trabalhadores, devemos reivindicar respeito, valorização e reconhecimento.