Bradesco impõe ampliação de jornada aos funcionários do HSBC sem avisar o Sindicato

Publicado em: 13/10/2016
Bradesco impõe ampliação de jornada aos funcionários do HSBC sem avisar o Sindicato

A compra do HSBC no Brasil pelo Bradesco já trouxe o primeiro problema para os funcionários do banco inglês. Sem sequer comunicar ao Sindicato, o banco impôs a ampliação de atendimento ao público das 8h às 17h de terça (11/10) à sexta-feira (14/10). E o que é pior, os bancários reclamam que só conseguem sair da agência por volta de 20h ou 21h extrapolando o limite legal de 2h extras por dia. Nem mesmo o intervalo para o almoço está sendo respeitado.


A medida pegou os empregados de surpresa. No último final de semana, funcionários trabalharam no sábado e domingo para a adaptação dos novos sistemas. O SindBancários Petrópolis e a Fetraf-RJ/ES já denunciaram o problema à Superintendência Regional do Trabalho (SRT).


É uma falta de respeito da direção do Bradesco com os funcionários e com o movimento sindical que representa a categoria. É preciso cumprir a jornada de trabalho prevista na Convenção Coletiva de Trabalho e as normas legisladas na CLT (Consolidação das Leis do trabalho).


Os diretores do sindicato estarão nas unidades do Centro e de Itaipava do antigo HSBC, agora Bradesco, para garantir que a abertura e o fechamento dessas agências ocorra dentro do estabelecido pelo Banco Central, mas, principalmente que a jornada de trabalho dos funcionários seja respeitada.